Sou Luciano Calado, homem gay cisgênero e trago comigo um percurso humano e formativo atravessado por experiências diversas: desde a Filosofia, passando pela Comunicação Social e chegando por fim ao amplo e fecundo campo da Psicologia.
A fim de prestar serviços psicológicos com qualidade e ética, realizei curso de Formação em Psicanálise durante 03 anos e tenho dado continuidade a meus estudos, cursando pós Graduação em Saúde Mental, Psicopatologia e Atenção Psicossocial.
A abordagem que atualmente utilizo é marcadamente a Terapia do Esquema, através da qual me proponho a acolher com afeto sincero cada pessoa que traz marcas e feridas emocionais.
A Terapia do Esquema se baseia no conceito de esquemas iniciais desadaptativos (EIDs), que são padrões emocionais e cognitivos profundos desenvolvidos na infância e que influenciam negativamente a vida adulta. Esses esquemas podem levar a comportamentos autodestrutivos e dificuldades nos relacionamentos.
Além disso, a Terapia do Esquema trabalha com o conceito de modos esquemáticos, que são estados emocionais ativados em determinadas situações. O objetivo da terapia é identificar, ressignificar e modificar esses esquemas e modos por meio de técnicas cognitivas, comportamentais e vivenciais, ajudando o paciente a atender suas necessidades emocionais de forma mais saudável.